top of page

A Madeira na decoração faz toda diferença

  • Foto do escritor: Carlos Seyssel
    Carlos Seyssel
  • 30 de jun. de 2023
  • 3 min de leitura

A Madeira na decoração traz sensação de conforto e aconchego, além de muito estilo.


Muito versátil, pode ser utilizado em móveis, pisos, paredes, no teto, etc.


Para apostar na decoração com madeira, você pode fazê-la de forma discreta ou dando destaque ao revestimento.


Antes de qualquer coisa, vamos falar um pouco sobre esse material, com diferentes espécies de árvores e novos processos industriais, são muitas as opções de madeira que podem ser usadas na decoração. Sendo assim, para facilitar seu entendimento podemos dividí-las em madeiras naturais e industriais.



ree


Madeiras naturais: encontradas em sua verdadeira forma, são mais resistentes e duráveis. As peças ou revestimentos feitos com essa opção são escolhas sofisticadas e de presença marcante. Algumas das espécies mais usadas são: Madeira de demolição, Carvalho, cedro, cerejeira, freijó, imbuia, ipê, mogno, pinus, etc.


Foto: Projeto autoral Carlos Seyssel Arquitetura


ree


Madeiras industriais: De valor mais acessível, as opções industriais também podem ser mais sustentáveis, reaproveitando sobras. Bastante usadas para criar a estrutura de móveis, podem receber pintura ou uma lâmina por cima. São as mais conhecidas: MDF e MDP.



ree


O MDF é feito com fibras de madeira e resina sintética, por isso o resultado final é um material bem uniforme. Essa característica permite que as placas de MDF aceitem cortes em diferentes direções, permitindo mais liberdade para o design do móvel.


A aplicação de revestimentos, a criação de peças arredondadas e acabamentos sofisticados são destaques na estética dessa matéria-prima.



Já o MDP, a chapa é feita com partículas de madeira prensadas, ao contrário das fibras usadas no MDF. Três camadas formam o MDP: uma mais grossa no miolo e duas finas nas superfícies. Essa composição torna o material mais robusto e bem estruturado, pronto para receber maior carga de peso que o MDF (apesar de ser mais leve).


São também mais indicados para áreas úmidas.



Uma opção de uso comum para a madeira na decoração é nos revestimentos da casa.

São diversos os tipos de revestimentos amadeirados, eles podem ser usados em vários locais como:

Nos pisos ou tetos: podemos pensar nas madeiras naturais, madeiras de demolição por exemplo que tem um custo mais elevado, assim como nos móveis mas também podemos optar por materiais como os vinílicos e laminados que proporcionam um excelente acabamento e um preço mais acessível.



ree

Ainda em revestimentos, é possível usar a madeira em forma de painéis nas paredes. Assim, é possível esconder fios atrás do rack da sala, por exemplo. Além disso, a decoração com madeira na parede permite que o espaço se torne mais acolhedor e aconchegante. Outra opção para paredes e pisos também são os porcelanatos amadeirados, que podem inclusive ser usados em áreas molhadas e sua tecnologia hoje imprimem um material perfeito, que dão a sensação de naturalidade aos ambientes.


Outra opção para utilização da “madeira no decór” e que continua como tendência muito forte é o teto vinílico, que pode se feito de maneira muito simples e com pouco resíduo na obra. Essa tecnologia trazida da Europa vem conquistando o mercado brasileiro e o coração dos designers de interiores e arquitetos que tem nele um produto com diversas vantagens, de belíssimo acabamento, praticidade, rapidez na instalação além do custo benefício.



ree

Móveis de madeira serão sempre um elemento infinitamente utilizados no design de interiores, a imensa gama de revestimentos amadeirados dão a liberdade para criação além da qualidade e durabilidade que são inquestionáveis e valem o investimento.



ree


Essas são algumas dicas que dividimos com vocês para tornar sua casa um ambiente agradável, acolhedor e que podem mudar completamente seu espaço.


Mas é claro que isso tudo pode ser muito mais elaborado, mais assertivo se planejado com a ajuda de um profissional, através de um projeto de Arquitetura e/ou Designer de interiores.


Siga nosso perfil @carlosseysselarquitetura no Instagram, lá compartilhamos muitas orientações, atualizações e nossos projetos!







 
 
 

Comentários


bottom of page